Pesquisar este blog

21 de agosto de 2014

Conhecendo o cardápio Japonês - O que pedir no restaurante!


Olá amores e amoras tudo certo com vocês? Espero que sim u.u

Geeente eu amo comida japonesa, mas preciso confessar que eu custei a gostar haha!
Na primeira vez que eu comi achei o sabor estranho,e enquanto mastigava ficava imaginando o peixe cru, e todo mundo falava que parecia borracha e eu ficava com aquilo na cabeça que me impedia de aproveitar o sabor real da comida =/
Mas depois de tanto meu namorado insistir resolvi ir provando aos poucos e não ficar pensando besteiras enquanto comia, e assim começou mais uma das minhas paixões hoje em dia eu amo comida japonesa, e pelo menos uma vez por mês preciso comer essas delicias de " peixe cru" como todos dizem. 
Pensando em algumas pessoas que me conhecem e que ja me disseram que amam comida japonesa mais que nunca sabe o nome de cada prato e não sabem pedir ao garçom e tem vergonha de ficar perguntando o que é cada prato, vim fazer esse post contanto o que é cada prato. Então vamos lá? 

Sashimi

Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus.



Sushi

Bolinhos de arroz temperados com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru, misturados com algas ou frutos do mar.
Dependendo do formato, recheio e modo preparo recebem diversas denominações. Pode ser moldado com a mão ou enrolado.



Hossomaki

 
É o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer fino e maki significa "enrolado", daí, "enrolado fino". Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente: 
Tekka maki - de atum
Kapa maki - de pepino
Shake maki - de salmão


Nigiri

Bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. Sempre preparados à mão sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a "molhar" o arroz do niguiri no shoyu, mas o certo conforme a cultura oriental é "molhar" o peixe.


Norimaki

Bolinho de arroz enrolado em alga de nori. Este sushi é recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas.



Temaki

É o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te = mão).
A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer (quando pede para entregar em casa, por exemplo) a alga amolece com a umidade e fica "borrachenta".



Uramaki

Arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer "fora". O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.



Empanado frito de legumes, carnes ou frutos do mar. O tempurá pode ser feito com vários tipos de peixes, moluscos e vegetais que são envolvidos por uma fina camada de massa e fritos em muito óleo quente. É um dos pratos mais populares no Japão e aqui mesmo, no Brasil. A massa, ou koromô, é feita de farinha, gemas de ovo e água. Os ingredientes são mergulhados na massa. Depois o tempurá é frito em óleo vegetal.


Tempurá de Sorvete

Diferente do tempurá tradicional esta versão doce traz uma mistura de quente e frio com sorvete e massa de panqueca e calda por cima.
Tempurá de Fruta
Parecido com o Tempurá de Sorvete porém a base é a fruta, normalmente banana.





Trata-se de uma variação de macarrão semi-frito na chapa, servido com legumes e molho de shoyu. Costuma ser preparado também com carnes e frutos do mar.
Refeição saborosa e equilibrada em que encontramos quase todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.



Sukiyaki

É uma receita com carne e legumes que deve ser consumida diretamente da panela colocada sobre um fogareiro portátil na mesa.
Esse prato tradicional japonês é um dos mais conhecidos no ocidente e, dependendo do país, os ingredientes podem variar, utilizando os que se encontram à mão.


Gyoza - Pastel de Carne de Porco Frito

Tradicionais pastéis da culinária japonesa recheados com carne de porco temperada ou carne de frango com legumes que apresentam formato característico e são servidos cozidos no vapor ou cozidos e levemente assados em óleo na hora de servir.




Harumaki – Rolinho primavera
De massa fina e crocante, são uma excelente entrada para qualquer refeição e ainda podem ser servidos como aperitivo a qualquer hora do dia. Indispensável também no cardápio japonês.


Missoshiro - Sopa de pasta de soja
Sopa de peixe à base de soja. Bastante conhecida no Brasil e praticamente indispensável na refeição japonesa, é saboreada numa cumbuca chamada ochawan. Pode ser servida no café da manhã para começar o dia com muita energia!




Yaikitori - frango grelhado
Temperados com molho de soja (a
gridoce) e preparados na grelha, assemelham-se a um mini-churrasco pelo seu aspecto dourado e saboroso.



Shimeji 
 Um cogumelo pequeno e Shitake um cogumelo grande, um dos pratos mais pedidos e na maioria das vezes servidos como entrada, feitos na chapa com manteiga, temperados com shoyo, saquê e sal a gosto. Também pode ser cozidos no papel alumínio e até servidos nele próprio para conservar o calor.



Hot Roll

 é bolinho de arroz recheado com cream cheese e frutos do mar ( kani, peixe, camarão) como se fosse um sushi porém é passado na farinha e frito em óleo quente.



Wasabi 
 Também conhecido como raiz forte é uma raiz encontrada nas montanhas, ralada e servida como uma pasta verde. Um tempero indispensável da culinária, mas é melhor se familiarizar com a quantia que vai usar antes de arriscar consumir e também tem a função de bactericida.

Bom meninas, agora vocês já sabem o que pedir em um restaurante japonês. Eu tenho duas dicas para dar para vocês caso estejam provando pela primeira vez ...

Dica 1 : Não desistam na primeira tentativa
Dica 2: Não pense no que é, simplesmente coma!


É isso e bom apetite! hehe

Beijos






29 comentários:

  1. Amei o post!! adoro comida japonesa!! bjus
    talkingabout-reb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quero temaki!!!!

    Esse post abriu meu apetite, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. mt coisa diferente mesmo, meus preferidos yakisoba e tempura
    finalmente criei a fan page do tofu, corre lá pra curtir ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, super esclarecedor!
    Não como comida japonesa, mas adoro a chinesa, hehe.
    Beijos, linda! ♥
    http://normalidadeincomum.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã de comidas japonesas... Acho tudo lindo e chic, mas não desse kkkkk

    Te marquei em uma TAG no meu blog. Dá uma olhadinha *-*
    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  7. nunca comi nada japonês quem sabe quando tiver oportunidade ;)

    byanak.blospot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não Ana? Corre atrás dessa oportunidade ai hehe!
      Beijão

      Excluir
  8. Esse blog é tudo o que eu preciso.Quero fazer em casa para meu aniversário de 19 anos de casada.Eu estava enrascada, mas achei a solução aqui. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  9. "Não pense no que é,apenas coma"... kkkkkkkkkkkkkkk
    Muito bom o seu post, mas o fechamento foi demais! Hilário!

    ResponderExcluir
  10. Bem explicado obrigado pelas dicas.. aiiiiiiiiiiiiiiiiii que fomeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  11. Eu como, mais não todos porque ainda não conheço, aos poucos estou provando. E até agora estou amando. Obrigada flor pelas dicas, e por ter colocado os nomes, eu comi o Hot roll e nem sabia o nome. Kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Hum fiquei com água na boca, nunca comi comida japonesa, mas tenho vontade de experimentar, qualquer dia compro pra viagem e vou treinando pra comer em público.

    ResponderExcluir
  13. tava loca querendo aprender tudo isso obrigado linda

    ResponderExcluir
  14. aaaaaaa super obg por esse post, já comi comida japonesa mas nunca acerto nos nomes, vou até salvar esse link.
    -Capitu

    ResponderExcluir
  15. A culinária japonesa é saudável e rica em sabores. Parabéns pela postagem. Temos algumas informações e receitas do cardápio japonês em nosso site. Visite nos.

    ResponderExcluir
  16. Menina amei, eu adoro tudo mas só sabia o nome do temaki obg por me esclarecer...a unica coisa que não curto é o missoshiro, antes falava sopa japonesa, agora aprendi o nome, kkkk valeu ! Bjus sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Não sou menina, mais obrigado pelo post ;)

    ResponderExcluir
  18. Amei. agora estou preparada pra nova experiência kkkkk

    ResponderExcluir
  19. Estou indo hoje 27/08/19 pela primeira vez gostei das dicas

    ResponderExcluir

Postagens populares